Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Combate ao mosquito Aedes aegypti com fumacê, começou na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Palmital, em Santa Luzia

A ação, foi acompanhada com exclusividade pelo Noticiando, e não contou com o “carro fumacê”, como tradicionalmente é conhecido. O equipamento foi utilizado por um agente que percorreu as ruas do bairro, a pé.

Combate ao mosquito Aedes aegypti com fumacê, começou na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Palmital, em Santa Luzia

A ação, foi acompanhada com exclusividade pelo Noticiando, e não contou com o “carro fumacê”, como tradicionalmente é conhecido. O equipamento foi utilizado por um agente que percorreu as ruas do bairro, a pé.
Imagem: Natanael Jonathas/Noticiando Santa Luzia

O combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya, passou a contar, a partir da manhã desta quarta-feira (17), com o fumacê, no bairro Palmital, em Santa Luzia, uma das maiores comunidades da Região Metropolitana, que está na Zona Vermelha, ou seja com maior incidência dos casos de arboviroses.

Ao contrário, do que muitos esperavam, não ouve a presença do famoso “carro fumacê”, que tradicionalmente se trata de uma caminhonete ou caminhão com o equipamento dispersor da fumaça. Desta vez, foi o equipamento que pulveriza óleo mineral para combater o inseto foi utilizado por um agente, que percorreu das 05h as 09h da região das avenidas Yolanda Teixeira da Costa, João Batista de Lima, Amália Caldas Vargas e finalizou a ação, na altura do número 80, da rua Doutor José Nunes Valério.

Nas imagens feitas pelo Noticiando, é possível ver como foi realizado o fumacê e a impressionante capacidade de dispersão da fumaça, que é gerada com a queima de óleo mineral, e mata os mosquitos que estiverem voando, no momento em que a fumaça é dispersada.

O forte barulho do motor do equipamento, chamou a atenção dos moradores, que abriram portas e janelas para que o fumacê entrasse dentro das residências e combatesse o transmissor das arboviroses na região. E quem também fez questão de acompanhar de perto parte do combate, foi o prefeito, Pastor Sérgio, que também ficou surpreso com o fato do fumacê ser apenas um agente com o equipamento fixado no corpo.

O vereador Nandinho, que é morador do bairro, também marcou presença e ajudou a empresa responsável por prestar o serviço no trajeto, guiando o agente e um carro que o escoltava em direção as ruas que já estavam previstas em um mapa disponibilizado para eles.

Em alguns momento, o fumacê chegava a uma proporção tão grande que se tornava impossível ter visibilidade nas ruas, fato que também impressionou e chamou a atenção da população. E trouxe a tona o alerta de uma doença silenciosa, mas que já deixou uma morte no município.

DENGUE NA CIDADE:

Até a penúltima segunda-feira (08), data em que foi publicado o 14º Boletim Epidemiológico da Dengue, no município, ao todo, 3.356 já haviam sido confirmados, desde o início do ano.

Somente entre os dias 31 de março a 06 de abril, foram 1.247 notificados e 229 confirmados para doença, além de 18 para Febre Chikungunya.

Imagem: Divulgação/Prefeitura Santa Luzia

Já os dados mais recentes, divulgados pelo Boletim Epimdeiologico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta segunda (15), mostram a cidade com 14.279 casos prováveis de Dengue, uma morte confirmada pela doença e 446 casos prováveis da Febre Chikungunya.

Até essa semana, Minas Gerais registrou 1.045.321 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue.

Desse total, 434.378 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 238 óbitos confirmados por dengue no estado e 692 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 86.314 casos prováveis da doença, dos quais 58.585 foram confirmados. Até o momento, 35 óbitos foram confirmados por Chikungunya em Minas Gerais e 34 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 216 casos prováveis. Foram confirmados 20 casos da doença.

Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais. Assim como também não há casos do Zika suspeitos, confirmados ou mortes em Santa Luzia (MG).

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO:

Segundo a prefeitura, para garantir a eficácia do fumacê e proteger a saúde da comunidade, é importante que todos os moradores sigam algumas orientações simples.

| Abrir todas as portas e janelas das casas durante a passagem do veículo para permitir que o inseticida entre nos ambientes internos, atingindo possíveis esconderijos dos mosquitos;

| Movimentar objetos que possam servir de abrigo para os mosquitos, como cortinas e móveis;

| Proteger os alimentos para evitar qualquer contato com as partículas do inseticida;

| Orientar as crianças a não correrem atrás do veículo do fumacê para evitar acidentes;

| Retirar a comida dos animais e a água e colocar os passarinhos dentro de casa.

Para grupos mais vulneráveis, como idosos, recém-nascidos e pessoas asmáticas, é recomendável permanecer dentro de casa com as portas fechadas durante a aplicação do fumacê, garantindo assim a segurança e bem-estar.

CRONOGRAMA DO FUMACÊ:

A partir das 18hrs, a ação deve ser retomada de onde parou. Na altura do número 80 da rua Doutor José Nunes Valério, percorrendo novas vias da região, até as 22hrs.

Já na manhã desta quinta (18), o trabalho será retomado também do mesmo ponto onde parou, a noite, seguindo das 05h às 09h e posterior novamente das 18h às 22hrs.

Na sexta (19) e segunda (22), o fumacê irá para o bairro São Cosme, se concentrando na região das ruas Pindaré e Rua Tangará, no mesmo horário pela manhã e à noite.

A expectativa é de que o fumacê seja realizado em todos os bairros do município, conforme afirmado pelo prefeito, Pastor Sérgio, em um comentário feito no Instagram do portal, nesta terça-feira (16).

Imagem: Reprodução/Noticiando Santa Luzia

“Iremos passar em todos os bairros de nossa cidade.”, afirmou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você viu?