Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Santa Luzia começará a combater a Dengue com carro fumacê, a partir desta quarta (17), no bairro Palmital; Veja a programação

Essa será a primeira vez, que o veículo será utilizado no combate à epidemia que já registrou mais de 3.656 casos confirmados, desde o início do ano, na cidade.

Santa Luzia começará a combater a Dengue com carro fumacê, a partir desta quarta (17), no bairro Palmital; Veja a programação

Essa será a primeira vez, que o veículo será utilizado no combate à epidemia que já registrou mais de 3.656 casos confirmados, desde o início do ano, na cidade.
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

A partir desta quarta-feira (17), a cidade histórica de Santa Luzia passará a contar com o carro fumacê para combater o mosquito Aedes aegypti, em uma das maiores comunidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o bairro Palmital, e na sequência, o bairro vizinho, São Cosme.

A confirmação e o anúncio da chegada do veículo, tão aguardado pelos luzienses, foi feita pelo governo municipal, através das redes sociais, nesta segunda-feira (15), com detalhes da programação do veículo, que estava prometido desde fevereiro, após uma reunião entre o prefeito, Pastor Sérgio, com o secretário de estado de saúde de MG, Fábio Baccheretti, realizada na Cidade Administrativa para conseguir o envio do carro que é de propriedade do estado.

Imagem: Divulgação/Prefeitura Santa Luzia

Na reunião, o pastor chegou a oferecer um dos veículos da prefeitura para que fosse apenas colocado o equipamento que projeta a fumaça, assim como também, disponibilizou mão de obra, como o motorista ou a gasolina para viabilizar o deslocamento do veículo, devido ao surto de casos no município, que já possuía duas mortes confirmadas pela doença e outras duas em investigação, na época. Dado que foi corrigido para apenas uma morte, na sequência, após um erro no sistema da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o carro fumacê seguirá a seguinte programação no município, a partir desta quarta (17):

| Palmital

O veículo percorrerá a região das avenidas Inácio Loyola de Oliveira e João Batista de Lima, das 5h às 9h e das 18h às 22h, nesta quarta (17) e quinta (18).

| São Cosme

O fumacê, iniciará percorrendo a região das ruas Pindaré e Rua Tangará, no mesmo horário pela manhã e à noite, na sexta (19) e na segunda-feira (22).

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO:

Segundo a prefeitura, para garantir a eficácia do fumacê e proteger a saúde da comunidade, é importante que todos os moradores sigam algumas orientações simples.

| Abrir todas as portas e janelas das casas durante a passagem do veículo para permitir que o inseticida entre nos ambientes internos, atingindo possíveis esconderijos dos mosquitos;

| Movimentar objetos que possam servir de abrigo para os mosquitos, como cortinas e móveis;

| Proteger os alimentos para evitar qualquer contato com as partículas do inseticida;

| Orientar as crianças a não correrem atrás do veículo do fumacê para evitar acidentes;

| Retirar a comida dos animais e a água e colocar os passarinhos dentro de casa.

Para grupos mais vulneráveis, como idosos, recém-nascidos e pessoas asmáticas, é recomendável permanecer dentro de casa com as portas fechadas durante a aplicação do fumacê, garantindo assim a segurança e bem-estar.

DENGUE NO MUNICÍPIO:

Até a penúltima segunda-feira (08), data em que foi publicado o 14º Boletim Epidemiológico da Dengue, no município, ao todo, 3.356 já haviam sido confirmados, desde o início do ano.

Somente entre os dias 31 de março a 06 de abril, foram 1.247 notificados e 229 confirmados para doença, além de 18 para Febre Chikungunya.

Imagem: Divulgação/Prefeitura Santa Luzia

Já os dados mais recentes, divulgados pelo Boletim Epimdeiologico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta segunda (15), mostram a cidade com 14.279 casos prováveis de Dengue, uma morte confirmada pela doença e 446 casos prováveis da Febre Chikungunya.

Até essa semana, Minas Gerais registrou 1.045.321 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue.

Desse total, 434.378 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 238 óbitos confirmados por dengue no estado e 692 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 86.314 casos prováveis da doença, dos quais 58.585 foram confirmados. Até o momento, 35 óbitos foram confirmados por Chikungunya em Minas Gerais e 34 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 216 casos prováveis. Foram confirmados 20 casos da doença.

Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais. Assim como também não há casos do Zika suspeitos, confirmados ou mortes em Santa Luzia (MG).

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você viu?